Ads 468x60px

Prevenção contra a perda de dados

Já tratei bastei sobre a recuperação de dados, que tal listar algumas dicas de prevenção para que ela não ocorra?

Então vamos lá:

  • Faça Backup do sistema freqüentemente. O próprio Windows XP possui uma boa ferramenta de backup, verifique aqui como utiliza-la.
  • Não faça atualizações no seu sistema sem fazer um backup antes. Seja ela referente a Hardware ou Software
  • Divida o HD em mais de uma partição. Esse procedimento diminui o desastre, muitas vezes ocorrem erros oriundos do Sistema Operacional, então uma dica é criar uma partição denominada, por exemplo, C (Sistema) nessa partição ficarão os arquivos de instalação do Sistema Operacional e arquivos de programas variados. Na outra partição que poderíamos chamar de D (Dados) colocaríamos os nossos arquivos pessoais. Caso o sistema falhar, e a famosa formatação seja necessária, é preciso formatar somente a partição C (Sistema) mantendo intocáveis os nossos arquivos do D (Dados).
  • Cuide a vida útil do HD. Isso varia muito de modelo e de quanto tempo ele é usado por dia, mas em média são de 3 a 4 anos, se o seu esta chegando nessa idade, providencie um backup.
  • Nunca desligue o computador diretamente no botão! Isso prejudica e muito o Sistema Operacional, causando danos irreparáveis.
  • A poeira é um dos piores inimigos dos computadores. Deixe-o limpo, a limpeza interna no gabinete também é importante, mas lembre-se: só faça com o computador desligado.
  • Muito cuidado com a tensão elétrica. Se sua região tem quedas freqüentes na rede elétrica providencie imediatamente um Nobreak.
Lembre-se Backup's são sempre importantes! Depois que a mer** esta feita, nem sempre tem volta!



Essas são dicas simples e úteis que podem salvar a "vida" de muita gente, mas não leia e simplesmente as esqueça, coloque-as em pratica! Ou vai me dizer que você não conhece alguém que já perdeu algum arquivo?
O próximo pode ser você:

0 comentários:

 

Colabore

Seus dados foram recuperados? Ajude o site a se manter, faça uma doação de qualquer valor:

Veja bem:


Você vai encontrar muitas dicas de recuperação e segurança de dados. Notícias sobre o que esta acontecendo no mundo na área da segurança de arquivos e recuperação de dados. As últimas ferramentas lançadas para a proteção de seus arquivos bem como a recuperação deles.
Não deixe de participar do blog, expresse sua opinião!

Aproveite ao máximo.